sexta-feira, agosto 07, 2009

Cintia e Edinéia, dupla de alunas Alpha falam dos benefícios do Yoga em suas vidas

Conversar com as clientes Alpha que participam das aulas de Hatha Yoga é sempre uma oportunidade ímpar de interagir com uma energia harmônica emanada das pessoas que estão trilhando um caminho de autoconhecimento e equilíbrio. Elas internalizam e expressam efetivamente em suas atitudes a importância de investir em saúde e qualidade de vida.

Essa sensação de evolução foi o que senti quando entrevistei as alunas Cintia Martinho Machado e Edinéia Cristina Pereira. A Cintia desde 2004 e a Edinéia desde 2003 estão no Yoga e declararam que as aulas semanais são atividades prioritárias em suas vidas.

A respiração e todo conjunto de elementos da linguagem corporal das alunas demonstram o quanto o Yoga tem contribuído positivamente nas suas jornadas. Um diálogo rápido antes de iniciar a aula foi suficiente para entender a constância das duas nas aulas de Yoga e o quanto a filosofia está conectada ao cotidiano de ambas.
Cada uma com seu perfil, cada uma no seu ritmo, destacaram os benefícios da prática do Yoga.

Para iniciar, com a palavra Edinéia:
“Em 2003 procurei uma atividade eu me auxiliasse a encontrar equilíbrio. Estava com problemas de saúde na ocasião e o Yoga me ajudou a me colocar de volta ao meu eixo. Minha saúde também melhorou muito. Quase nunca fico gripada. Com a disciplina das aulas fui tornando-me mais tranqüila, persistente, melhorou minha flexibilidade, o equilíbrio emocional e em situações que antes eu explodia, já passei a respirar, volta pro centro e tomar atitudes mais centradas. “

A Cintia complementa:
“A respiração correta contribui para a saúde. Antes eu também tinha muitos conflitos. Aprendi a respirar, me concentrar melhor e resolver os problemas de uma maneira mais saudável, sem explosão. Os mantras são excelentes e encontrei no Yoga um caminho para enxergar o mundo de outro ângulo. As pessoas ainda comentam eu fazer Yoga é chato, isso é porque elas desconhecem o que é Yoga. Não é apenas meditação, são exercícios e toda uma filosofia que te desperta, dá ânimo, amplia o autoconhecimento.”

Edinéia reforça:
“Com o Yoga aprendi a ver o próximo de outra forma. Isso porque você passa a conhecer e valorizar a si mesmo. Hoje sou mais tolerante paciente e meus relacionamentos melhoraram. O Yoga tem uma energia acolhedora e cada aula é preparada com muito carinho e competência pela professora Nadir.”

Cintia acrescenta:
“Eu encontrei no Yoga o que eu vim buscar e admiro muito a professora Nadir, ela respeita o ritmo de cada aluno, te deixa a vontade, explica tudo. Aqui não tem esse negócio de que nível você está, a prática constante é que te conduz a uma evolução prmanente. O Yoga é aprendizado prático. Não é religião, é uma filosofia de vida. Diminui a ansiedade, você se alimenta melhor, consegue controlar os excessos porque fica mais focada no equilíbrio. Equilibrar a dosagem de cada coisa é um processo vital. “

Para concluir, Cintia e Edinéia resumem numa frase o significado do Yoga em suas vidas:
Yoga é equilíbrio e qualidade de vida

Agradeço em nome da equipe Alpha a agradável entrevista. Namastê!
Ivone Neto

Nenhum comentário: