terça-feira, julho 28, 2009

Aprovado Projeto de Lei que institui Semana Holística no calendário oficial de Osasco

Vereador Fumio Miazaki aprova Semana Holística em Osasco

Este ano Osasco tem uma excelente novidade no calendário oficial do município. O projeto de Lei 42/09 proposto pelo vereador Fumio Miazaki foi aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Emidio de Souza.

Será um evento importante para a cidade com o objetivo de divulgar a pratica de atividades que beneficiam a qualidade de vida com foco no movimento holístico. A programação está sendo planejada e contará com palestras, workshops e diversos conhecimentos e atividades dinâmicas, lúdicas e saudáveis, com o intuito de apresentar ao público o que há de mais atual no segmento holístico.

O Vereador Miazaki, que está no seu 4º mandato como Vereador, esteve no Esppaço Alpha - uma empresa pioneira na cidade e região na difusão do saber holístico e que será uma grande parceira na realização do evento - para falar sobre a importância do projeto para a cidade.

EA: Qual a importância da Semana Holística para o município?
FM: O conhecimento e a prevenção são aliados da saúde e bem-estar. Esse projeto tem o objetivo de apresentar aos munícipes técnicas holísticas que auxiliam na melhoria da qualidade de vida e tudo que contribuem nesse sentido é de grande importância para a população.

EA: E como foi a aprovação?
FM: O projeto foi aprovado por unaminidade na Câmara. É um evento que agora já parte do calendário oficial do município e que certamente trará importantes benefícios para a comunidade.

EA:E como será a contribuição da Prefeitura e Câmara?
FM: Nós iremos utilizar os recursos que dispomos na nossa estrutura logística e iremos contar com a colaboração de empresas e entidades do município para realizar uma programação com muitas atrações. O importante é conseguirmos realizar atividades que forneça informações de qualidades e atividades saudáveis, mostrando o quanto investir em prevenção e qualidade de vida diminui o estresse, a depressão e outros problemas que prejudicam a saúde da população. Será uma maneira de apresentar alternativas sadias que educam as pessoas para práticas sustentáveis que promovem uma vida mais equilibrada e saudável.

EA: E como surgiu seu interesse por atividades holísticas?
FM: Sempre procuro acompanhar informações sobre saúde e os benefícios das terapias complementares, do autoconhecimento e de todas as alternativas sérias que propiciem resultados eficazes para a melhoria da qualidade de vida. Tenho 70 anos e acredito que investir em ações saudáveis contribui para uma longevidade sadia e produtiva. Isso envolve uma série de procedimentos como alimentação, exercícios físicos adequados ao perfil de cada pessoa, lazer e atividades que possam somar para a elevação de uma vida qualitativa. Eu faço ginástica, caminhada e procuro manter hábitos saudáveis sempre. É preciso disseminar cada vez mais a relevância do conhecimento holístico para a vida das pessoas e do planeta.

EA: Desenvolve projetos sociais com esse foco?
FM: Sim. Curso de aproveitamento de alimentos realizados em diversos bairros. Os profissionais ensinam a utilizar cascas, folhas, talos e outras partes das verduras e legumes que costumam ser desperdiçados e são fontes de nutrientes. Outra atividade que acontece em diversos núcleos são aulas de alongamento e ginástica gratuitas que melhoram o condicionamento físico. São projetos simples e que surtem um efeito positivo com a prática contínua. Tem que cultivar o hábito.

EA: Como o Sr. imagina que será a participação na Semana Holística?
FM: Espero que esse primeiro evento seja o início de outras edições vitoriosas. É importante dar o primeiro passo e ele já foi dado. Agora é fazer da Semana Holística um evento que faça diferença no calendário oficial e, principalmente, que cumpra sua missão conforme está descrito no artigo 2º do projeto de Lei: “A Semana Holística terá como enfoque a Otimização da Qualidade de Vida, Promoção da Cultura da Paz, Promoção da Integridade do ser divulgando o movimento holístico e estimular o conhecimento de outras áreas do saber”.

A Semana Holística em Osasco tem como objetivo difundir o que há de mais atual no ramo holístico, trazendo conhecimento, informações, palestras e workshops que beneficiem a população de nossa cidade, além de tornar ampla a consciência e promover a integridade do ser, divulgando dessa maneira, o movimento holístico, a qualidade de vida, o autoconhecimento e o desenvolvimento humano.

A semana acontecerá todos os anos na segunda semana do mês de setembro. Em breve publicaremos a programação do evento. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato com o Esppaço Alpha para fazer a inscrição nos telefones (11) 3682-5614/3699-7284. Centro de Eventos Pedro Bortolosso será um dos palcos da Semana Holística em Osasco

Nenhum comentário: