sexta-feira, maio 08, 2009

Família Yoga - Entrevista do mês Alpha

Nessa era contemporânea em que muitas relações encontram-se fragmentadas, onde a falta de tempo impera, o estresse se acumula e as pessoas se distanciam, é uma surpresa encantadora: o exemplo da família Ferreira que pratica uma atividade tão benéfica como o Yoga juntos.
A “família Yoga”, como é chamada pela equipe Alpha, chamou nossa atenção e resolvemos conhecer quais os benefícios que o Yoga tem proporcionado em suas vidas. Um diálogo agradável com Cristina, Armando, Amanda e Beatriz, personagens de uma história familiar que é retrato de uma unidade especial.

Cristina, a mãe, procurou uma terapia alternativa há 6 anos atrás para auxiliar no tratamento da coluna:
“Fui buscar a autocura. Procurei Yoga aqui mesmo no Alpha e o professor que ministrava as aulas na época havia viajado. Então me indicaram Tai Chi e desde então comecei a praticar. Este ano, novamente com problema de hérnia de disco o massagista indicou a prática do Yoga e voltei a procurar o Alpha. Participamos de uma aula aberta e faz 1 mês que estou freqüentando as aulas. E já não tenho mais insônia, estou dormindo melhor. O Yoga é tudo de bom, é de dentro para fora. Estou muito feliz com o resultado.”

Armando,o pai, complementa:
“As pessoas tem uma rotina estressada e o Yoga é excelente para equilibrar o corpo e mente. Tem a respiração, meditação e exercícios que se completam. A vida profissional é bem carregada e precisamos estabelecer esse espaço para se dedicar a uma atividade saudável que relaxa.”

Com a palavra, as Filhas. Primeiro a Beatriz que revelou até já ter dormido em uma das aulas por ter conseguido relaxar bastante: “Eu me sinto mais leve, equilibrada, calma.” Menina aprendiz do Yoga, cheia de graça e histórias para construir.

Já a Amanda, a mãe lembrou que notou uma melhora considerável já que ela estava muito dispersa nos estudos. E é a própria Amanda que confirma: “O Yoga me faz pensar, relaxar, contribui para os relacionamentos e melhora minha concentração.” O sorriso doce da Amanda, a suavidade de sua fala e seu olhar profundo revela traços de uma adolescente cheia de vida. Tenho certeza que o som de sua bateria também reflete muito de sua essência.

Quatro personagens que estão aprendendo extrair da filosofia do Yoga muitas lições: “O lado da espiritualidade do Yoga é fantástico e não tem nada a ver com religião, é um caminho para evoluir”, diz Armando.

A mãe completa:
“Adoro a saudação no início das aulas: Namastê. Tem um significado sagrado, tem presença de espírito, o poder do bem, de te aproximar do outro, é o compartilhar sobre aquilo que você acredita. O Deus imenso que habita dentro de cada um saudando o mesmo Deus presente no próximo.”

E por falar nas aulas, percebe-se nas imagens e relato da família o quanto elas admiram e interagem com o trabalho da professora Nadir:
“A dinâmica da aula é ótima. Tem o relaxamento, os exercícios trabalham o movimento dos músculos, você sente a harmonia da respiração e circulação do sangue. Parece que o físico transcende, é um encontro com a alma, um diálogo de luz. Você percebe a aula de forma diferente, não cansa, pelo contrário, revitaliza.” Afirma Cristina.

Interessante citar que Cristina tem o símbolo do Ganesha em sua casa: “falaram-me que era um Deus protetor da família e está lá decorando meu lar. É importante ter essa predisposição para aprender. Praticamos o Yoga não por modismo, mas porque confiamos no seu conceito saudável em todos os aspectos. No meu trabalho o pessoal me chama de “Zen”, sinal de que o Yoga começa a fazer parte em tudo que realizamos.”

É admirável ver uma família unida de forma tão harmônica. Tem uma sintonia sublime entre eles, no olhar, nos gestos, nos sorrisos, cada um com sua singularidade, com semelhanças sutis formada por laços de amor, falando de forma tão espontânea e verdadeira sobre suas experiências no Tai Chi, Yoga e compartilhando do seu tempo conosco.

E para concluir, já que estamos no mês das Mães, Cristina encerra com uma lição:
“Nós convidamos as meninas para vir e elas toparam. Nunca obrigamos. Enquanto pais, procuramos passar aquilo que acreditamos e elas vão assimilando a sua maneira. Elas tem que acreditar, internalizar para que isso torne-se real em suas vidas. É um cultivo que começa a florescer a cada conquista.”

Esperamos que esse retrato de unidade também aconteça no seio de muitas outras famílias, seja no Yoga ou em tantas outras ações positivas que podemos empreender em nossa caminhada. Nossa gratidão para a família Yoga que gentilmente concedeu-nos essa entrevista.

A equipe Alpha felicita Cristina, Armando, Beatriz e Amanda com muita energia positiva. Namastê!

Nenhum comentário: