segunda-feira, maio 25, 2009

SANTA SARA KALI




No dia 24 de Maio comemoramos o dia de Santa Sara Kali.
Considerada padroeira do povo cigano, a história da santa remonta ao início do cristianismo. Os primeiros cristãos eram perseguidos pelos romanos e Sara, uma escrava egípcia de propriedade de José de Arimatéia foi capturada juntamente com as Três Marias (Maria Madalena, Maria Salomé e Maria Jacobé).

As quatro mulheres foram colocadas em um barco que foi lançado ao oceano, sem remos e sem provisão. Por um milagre, após mais de 30 dias vagando sem rumo pelo mar, o barco aportou em Laguendoc, no Sul da França, na Ilha de Camargue, um local que seria conhecido mais tarde como Saintes Maries-de-La Mer ( traduzindo Santas Marias que vieram do Mar ).

Um grupo de ciganos que vivia por ali,socorreu as quatro mulheres e elas, em troca, levaram ao grupo os ensinamentos de Jesus, trazendo para eles a doutrina cristã. Após a partida das chamadas "Três Marias", conta a história que Sara continuou convivendo com os ciganos e passou a ser chamada de Sara Kali, a palavra Kali significa "negra" na língua romanê.

Na Slava de Santa Sara é oferecido um banquete, onde é colocada sua imagem no centro da mesa, em lugar de destaque e junto a Ela, um manrô (pão) redondo, que é furado no meio e onde coloca-se um punhado de sal junto com a vela. Esse pão é posto em uma bandeja cheia de arroz cru, para chamar saúde e prosperidade e, ao término da cerimônia, ele é dividido entre os convidados pelos donos da casa, junto com essas palavras de bençãos:

THIE AVÊS THIAILÔ LOM, MANRÔ TAI SUNKAI
(Que você seja abençoado com o sal, com o pão e com ouro).


Oração à Santa Sara

"Santa Sara, pelas forças das águas

Santa Sara, com seus mistérios, possa estar sempre ao meu lado,

pela força da natureza.

Nós, filhos dos ventos, das estrelas e da lua cheia,

lhe pedimos que esteja sempre ao nosso lado;

E que os inimigos nunca nos enxerguem,

como a noite escura, sem estrelas e sem luar.

A Tsara é o descanso do dia a dia,

A Tsara é a nossa tenda.

Santa Sara, me abençoe;

Santa Sara, me acompanhe.

Santa Sara, ilumine minha Tsara,

para que todos que batam à minha porta

eu tenha sempre uma palavra de amor e de caminho.

Santa Sara, com sua misericórdia, interceda por nós!

Nenhum comentário: