quarta-feira, maio 20, 2009

Ritual e Chá Cigano em homenagem a Santa Sarah Kali no dia 23/05

Fé, amor, proteção e graças estão sempre ligados a devoção aos santos e santas nas mais distintas religiões. Não é a toa que muitos santos (as) são padroeiros de tantas cidades e de tantas pessoas pelo mundo afora. Na cultura cigana, eles reverenciam a Santa Sarah Kali como sua padroeira e a homenageiam todos os anos no dia 24 de maio com muitas celebrações festivas regadas de alegria e gratidão.

Muitos milagres são creditados a essa Santa que tem uma história que por si só já é uma grande graça de vida. Não há exatidão, porém, há indícios que contam que Sarah acompanhou a vida de Jesus e que vivia como escrava com Maria, Maria Madalena ou com José de Arimatéia. Outras fontes indicam que Sarah era egípcia e tinha a pele escurecida pelo sol, por essa razão, muitos a assemelham aqui no Brasil a Nossa Senhora Aparecida. Já na Índia ela é associada a poderosa Deusa negra Kali.

Conta-se que depois da morte de Cristo, as três Marias dirigiram-se para o sul da França, e que elas foram perseguidas e atiradas em um barco no mar sem alimento e remos. E mesmo diante de todas as adversidades, o barco chegou até a Praia de Maries-de-la-Mer, na foz do Rio Ródano na França. E assim, esse milagre fez surgir uma grande devoção a Santa Sarah por parte do povo cigano e por outros povos que conhecem e passam a conviver com a fé na Santa e nos seus milagres que acontecem em tantas partes.

A atitude fiel e dedicada de Sarah com a família de Jesus é um exemplo de devoção e amor. Sua energia iluminada guia os passos de muitas pessoas que rogam sua proteção. Os ciganos comemoram o dia de Santa Sarah com muita alegria, fé e rituais para consagrar sua vida e agradecer as bênçãos alcançadas. Ela tem abençoado muitas mulheres grávidas com a fertilidade, mas, a santa atende a todos os pedidos de quem recorrem com fé e acreditam na sua sagrada intercessão.

A espiritualidade e cultura cigana sempre esteve presente no Espaço Alpha e nesta data promoveremos um evento especial para homenagear Santa Sarah. Será um ritual com chá cigano que contará com magias, encantamentos e consagração de talismãs. Vinho, pão, frutas e uma decoração repleta de simbolismo cigano para homenagear Santa Sarah Kali. Tudo isso acompanhado de música, dança e leitura das cartas do baralho cigano.

O ritual e chá cigano será uma oportunidade maravilhosa para que você conheça a cultura cigana que marca sua presença de forma tão singular por onde passa. Venha envolver-se com a magia cigana, receber as mensagens significativas das cartas, saborear as delícias do chá cigano e todas as atividades que estão programadas para o ritual.

Fatyma de Moraes, Terapeuta Holística, Practitioner em PNL, Personal &Professional Coach conduzirá o evento que acontecerá no sábado, 23/05 às 15h30.

Maiores informações clique aqui

Nenhum comentário: