quinta-feira, setembro 10, 2009
Exposição Artesanal em Seda na Primeira Semana Holística de Osasco
Seda, um Tecido Nobre
Os tecidos de seda, além de suas qualidades de maciez e beleza, têm boa condutividade térmica, o que faz com que sejam quentes no inverno e frios no verão. A seda é um produto nobre destinado às classes A e B, apresentando preços relativos superiores aos demais tipos de tecidos.
“Para transformar um sonho em realidade, você deve ser perseverante e fazer tudo o que for necessário para que isso aconteça. Seja perseverante e as coisas acontecerão”.
Processo de Produção da Seda
A sericultura deriva-se do bicho da seda, mariposa que se alimenta exclusivamente das folhas de amoreira. A mariposa desova entre 400 e 500 pequenos ovos, que se transformam em larvinhas de cerca de 1 mm.
Quando as larvas atingem o tamanho máximo de 70 a 80 mm de comprimento, em cerca de 30 dias, passam a produzir os casulos. Dentro do casulo, a larva se transforma em crisálida e com 10 ou 12 dias, esta se transforma novamente em mariposa. O casulo é um novelo de fio que atinge entre 700 e 1200 metros. Para desfiá-lo, utiliza-se água quente a 60o C a fim de dissolver a cola, chamada sericina. O fio então se solta fazendo com que a ponta seja encontrada.
A partir daí, coloca-se a ponta numa máquina que enrola o fio e faz a meada. Juntando os fios de várias meadas faz-se um fio mais grosso, que é utilizado para a fabricação dos tecidos. O BRASIL É O QUINTO MAIOR PRODUTOR MUNDIAL, tanto em casulos verdes como em fios de seda. No entanto, praticamente não produz o tecido, sendo este em sua maioria importado.
Exposição Artesanal em Seda na Primeira Semana Holística de Osasco
Energias Positivas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário