quinta-feira, setembro 10, 2009

DANÇAS CIRCULARES NO I CONGRESSO HOLÍSTICO DE OSASCO


DANÇAS CIRCULARES: um caminho de autoconhecimento e cura por meio do movimento e da dança.

Em 1976 o coreógrafo alemão Bernhard Wosien visitou a Comunidade de Findhorn, na Escócia e, a pedido de Peter Caddy, um dos fundadores da Comunidade, ensinou pela primeira vez uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes. Bernard Wosien já tinha passado dos 60 anos e, há algum tempo, andava procurando uma forma corporal mais orgânica de expressar seus sentimentos. Vivenciou alegria, amizade e amor – tanto para consigo mesmo como para com os outros – e passou a coletar Danças Folclóricas pela Europa.

De 1976 aos dias de hoje, centenas de Danças foram incorporadas ao conjunto daquilo que passou a se chamar “Danças Circulares Sagradas”.

As Danças Circulares são um convite aos que querem ter um maior contato consigo mesmo e com os outros. É um convite para olhar para o outro e enxergar o que há de melhor dentro dele. A Dança Circular trabalha essencialmente com danças e movimentos de grupo, que trazem em si os arquétipos da natureza. Não precisamos saber dançar e nem de um par específico, basta estar aberto para se movimentar e se integrar com as outras pessoas que estão no mesmo passo e compasso da música. Encontramos hoje as Danças Circulares nos mais variados contextos: empresas (treinamento e desenvolvimento), escolas (capacitação de educadores), saúde (rodas de cura, Danças Circulares dos Florais de Bach).

A dança, como todas as artes, é fruto da necessidade de expressão do ser humano e faz parte da nossa natureza.

Dançar não é privilégio apenas dos bailarinos. No encontro da roda você pode vivenciar e constatar que dançar é uma das formas mais divertidas de cuidar do corpo, da mente e das emoções. Enquanto coordenamos os movimentos com o ritmo da música é possível recuperar a alegria, reduzir o nível de stress, aumentar a auto-estima, superar limitações físicas e restabelecer o convívio integrativo com o outro.

Você pode descobrir também que através da sutileza dos gestos e movimentos corporais há possibilidades para criar, inovar e transformar o seu estilo de vida.
Enquanto o corpo se movimenta no ritmo da música, muitas qualidades corporais e emocionais são despertadas e criam um campo pleno de possibilidades, vitalidade e alegria de viver.


Poesia às Danças Circulares Sagradas

(José Luís Verccezi)


“Em círculos, de mãos dadas

E às vezes formando pares

São vidas entrelaçadas

Pelas danças circulares.

São sempre temas de paz

Música e serenidade

Num ambiente capaz

De colorir toda cidade.

Nos parques, na natureza

Em mandalas elevadas

As danças por sua beleza

Se tornam assim sagradas”.

Dia 13 de setembro, No Centro de Eventos Pedro Bortolosso
14h00 – “DANÇAS CIRCULARES: Um caminho de autoconhecimento e cura por meio do movimento e da dança.”

Focalizador:ADRIANO GALHARDO PEDROSO,Psicoterapeuta Holístico – CRT 27321,
Focalizador em Danças Circulares e Danças Circulares dos Florais de Bach,
Pedagogo, Psicopedagogo e Especialista em Gestão de Pessoas,
Terapeuta Floral – Florais de Bach, com formação em Análise Transacional,
Trainer em PNL – Programação Neurolinguística pela SBPNL,
Professor Universitário, Consultor em Desenvolvimento Humano, Facilitador credenciado do SEBRAE em RH, focalizador responsável pelo curso de Jogos Cooperativos da UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz), focalizador responsável pela Oficina de Danças Circulares no Curso de Verão – Curso de Teologia e Educação Popular (CESEP – São Paulo).

Nenhum comentário: