

Comunicação e responsabilidade sócio-ambiental foi o tema abordado na palestra do Sr. Backer Ribeiro Fernandes da Communitá. Ele explicou o quanto essa questão é interdisciplinar em todos os âmbitos corporativos, educacionais e sociais. A responsabilidade social no contexto empresarial é uma estratégia que garante a sustentabilidade das atividades e o cenário contemporâneo exige cada vez mais transparência nas ações já que vivemos em uma “sociedade midiada”. Qual a imagem e reputação de sua empresa? Como está atuando frente aos novos paradigmas? Quais os valores de sua companhia e como eles estão sendo impressos nos procedimento, no produto, no serviço, na comunicação? Qual o capital tangível e intangível de sua empresa? Muitas questões que nos estimulam a refletir, rever, recriar e melhorar o que for possível para atuar de forma cada vez mais sustentável.

O contexto das três primeiras palestras, sem dúvida, está ligado a uma palavra que é uma chave para o aprimoramento de todas as atividades: pesquisa. Pesquisar é questionar, é experimentar, é descobrir, é monitorar, é medir, é ter dados para avaliar, é criar novos processos que ampliem a qualidade dos serviços e produtos. Pesquisar a satisfação do cliente como principal instrumento para manter e aprimorar o seu plano de qualidade total foi o tema da 4a palestra proferida pelo Sr. Roberto Leme do Instituto da Qualidade. A percepção do consumidor é uma preciosa informação para identificar oportunidades de melhorar. Todos os envolvidos no negócio de sua empresa podem fornecer dados importantes: fornecedores, clientes, colaboradores, a comunidade do entorno, formadores de opinião, mídia. A soma da pesquisa resultará em uma bagagem de possibilidades para realizar uma gestão qualitativa.
Ter uma base de avaliação sistêmica em uma pesquisa é fundamental para obter informações que permitam criar alternativas para manter uma relação próxima e de qualidade, contribuindo assim, para fidelizar seus consumidores. Fica a dica para as empresas premiadas e todas as demais: renove sempre sua pesquisa porque o mundo está em constante movimento de mudanças.
Encerrada a 4ª palestra fomos ao Coffee Break. Hora de circular, conversar, fazer contatos e se preparar para a sequência da conferência. Uma nova sala para a última palestra ministrada por Leila Navarro. Começou com um vídeo e logo surgiu a Leila com sua entrada estratégica interagindo com o público. Coaching Motivacional apresentando com uma dose extra de sorrisos, afinal, sorrir é elevar o nível de confiança, é revelar sua graça criativa, é permitir aflorar seu eco e tudo isso combina com o sucesso que é o propósito do Coaching. Leila enfatizou a relevância de sonhar, de confiar no seu poder, na sua capacidade de mudar e criar seu “mar de oportunidades”. E, claro, de forma divertida, ousada e muito alegre, nos convidou a viver cada dia como uma estréia para construir a história do nosso espetáculo vida tendo consciência de que: “acertar é humano”.


Nenhum comentário:
Postar um comentário