terça-feira, setembro 07, 2010
DANÇA DO VENTRE – MAGIA E ENCANTO
SHOWS E APRESENTAÇÕES ESPECIAIS
Presentes no II Congresso Holístico de Osasco
11 e 12 de setembro de 2010
Sob a coordenação e coreografias de Ana Claudia Borges, o Studio de Dança Ventremania traz hoje em suas apresentações uma difusão do moderno e atual com o encanto e magia da Dança do Ventre. O II Congresso Holístico de Osasco contará com números e coreografias recheadas de Beleza, Encanto e Magia.
Dança com véus
A origem da Dança do Ventre pertence a tempos muito antigos, sobre os quais existem apenas vestígios. Os historiadores apontam entre 7.000 e 5.000 a.C.
Acredita-se que a dança era praticada nas antigas civilizações: suméria, babilônia e egípcia. No Egito a dança era realizada por sacerdotisas, treinadas desde meninas, para servirem como canal da Deusa nos rituais religiosos. Nos rituais antigos, sacerdotes e sumo sacerdotes preparavam a cerimônia e as sacerdotisas eram as responsáveis pela abertura de um canal para o plano espiritual, através do cântico e da dança, para que a energia divina se manifestasse. Sem a presença delas, nenhum ritual poderia realizar-se. Cantavam e dançavam, envoltas por um véu e ao retirá-lo demonstravam que o mistério do universo seria revelado.
Dança com Espada
Uma das prováveis origens dessa dança afirma que quando os grandes guerreiros e guardiões chegavam da luta, as escravas pegavam suas espadas, colocavam na cabeça e dançavam como se fossem o troféu da vitória conquistada.
Dança com Candelabro e Taças
A dança com taças deriva da Dança com o Candelabro. A Dança com o candelabro existe há muitos anos e faz parte das celebrações de casamento. É tradicionalmente apresentada na maioria dos casamentos egípcios aonde a bailarina conduz o cortejo do casamento levando um candelabro na cabeça. Desta maneira ela procura iluminar o caminho do casal de noivos, como uma forma de trazer felicidade para eles.
Dança com Véu Wings
Surgiu através de inspirações nos desenhos dos papiros egípcios que traziam a figura da Deusa Ísis.
Solo de Derbak
O solo de derbak simboliza a técnica mais antiga e enraizada da bailarina árabe. Nos solos de derbak, a bailarina expressa através dos quadris as batidas da percussão. Atualmente com a grande mistura cultural, já existem solos árabes com mistura do samba.
Dança com Bastão
A dança do ventre caiu no gosto do mundo inteiro, e por isso acabamos descobrindo no folclore dos povos do Oriente várias outras danças como a dança com bastão. Nessa dança os movimentos são graciosos, delicados, já que as mulheres utilizam o bastão para demonstrar suas habilidades, usando-o também como uma "moldura" para mostrar o corpo durante a execução de seus movimentos.
Veja a Programação completa de palestras
e atividades do II Congresso Holístico de Osasco
no site: www.esppacoalpha.com.br
Clic e Faça seu Cadastro para Sorteio
SEMANA HOLÍSTICA OSASCO 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário