quarta-feira, agosto 26, 2009

PRIMAVERA & PAZ


PRIMAVERA & PAZ
Dia Especial - 21 de setembro de 2009 – Dia Internacional da Paz

Onde há paz e meditação, não há ansiedade nem dúvida. (São Francisco de Assis)

A paz é a única forma de nos sentirmos verdadeiramente humanos. (Albert Einstein)


O Esppaço Alpha está preparando uma vivência especial para compartilharmos a consciência de equilíbrio, renovação e fortalecimento dos ideais de paz.

“ Celebrando a Chegada do Equinócio de Primavera – Meditando e Celebrando a Paz”
Coordenação: Fátyma de Moraes, Life & Spiritual Coach

Seja bem vinda primavera! É o despertar da natureza que sai do recolhimento do inverno e traz um renascer, a vitalidade e a energia de renovação que invade a flora e a fauna, trazendo cores, luzes, beleza e riqueza. Com o equinócio, palavra que vem do Latim e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo, podemos perceber e vivenciar o equilíbrio. É tempo de recarregar as energias, absorver a força da natureza, revigorar e rejuvenescer. Povos antigos realizavam rituais a cada mudança de ciclo da natureza, ou seja, a cada mudança de estação. E os rituais de primavera eram valorizados por celebrarem a fertilidade, para marcar o início de um período de abundância e generosidade da Mãe Natureza. Podemos aproveitar a chegada da primavera para retomar nosso contato com a Mãe Natureza e atrair boas energias de renovação e prosperidade para a nossa vida.
A primavera marca o ingresso do Sol em Libra. Em astrologia mundial, o signo da Balança representa os acordos de paz, os tratados de amizade, as associações e a busca do equilíbrio. Por essa razão é importante aproveitar este momento astral para trabalharmos em prol da sociedade onde vivemos, buscando o entendimento, evitando os conflitos, e estimulando o sentido de união fraternal que é reforçado pelas ações pacifistas e os encontros internacionais.

Dia Especial - 21 de setembro de 2009 – Dia Internacional da Paz

O Dia Internacional da Paz é celebrado em 21 de Setembro e foi declarado pela ONU em 30 de novembro de 1981. O Objetivo estabelecido pela ONU para esta celebração é criar nesse dia um fortalecimento dos ideais de paz e reduzir tensão onde existam conflitos, sendo parte dos esforços globais para a criação de uma Cultura da Paz, que é uma construção que se inicia com cada um de nós, contruindo uma sociedade mais justa e fraterna.

Os povos de todo o mundo são chamados para refletir e agir no Dia Internacional da Paz. Nações, povos de diferentes origens e culturas, religiões e filosofias se irmanam na busca pela paz, quando se entende que nenhum caminho é superior a outro.

A Cultura de Paz está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução
não-violenta dos conflitos. É uma cultura baseada em tolerância, solidariedade e
compartilhamento em base cotidiana, uma cultura que respeita todos os direitos
individuais - o princípio do pluralismo, que assegura e sustenta a liberdade de
opinião - e que se empenha em prevenir conflitos resolvendo-os em suas fontes,
que englobam novas ameaças não-militares para a paz e para a segurança como
exclusão, pobreza extrema e degradação ambiental. A Cultura de Paz procura
resolver os problemas por meio do diálogo, da negociação e da mediação, de
forma a tornar a guerra e a violência inviáveis.A Cultura de Paz é uma iniciativa de longo prazo que deve levar em conta os contextos histórico, político, econômico, social e cultural de cada ser humano. É necessário aprendê-la, desenvolvê-la e colocá-la em prática no dia-a-dia familiar, regional ou nacional. É um processo sem fim.A paz não é um processo passivo: a humanidade deve esforçar-se por ela, promovê-la e administrá-la.

“Pensar globalmente, agir localmente"
Educação, no sentido mais amplo do termo, é o componente crucial da Cultura de Paz;uma educação que torne cada cidadão sensível ao outro, e que imponha um senso de responsabilidade com respeito aos direitos e liberdades. A educação para todos ao longo de toda a vida, formal e informal, deve ser baseada nos quatro pilares do conhecimento, conforme sugere o relatório Educação: um tesouro a descobrir (1996) da Comissão Internacional de Educação para o Século 21, presidida por Jacques Delors: "aprender a conhecer", "aprender a fazer", "aprender a viver junto", e "aprender a ser".

Os Direitos Humanos e a luta contra a discriminação são forças diretrizes no
estabelecimento de uma paz justa e sustentável. De acordo com as decisões da
Conferência de Viena (1993), durante a qual a universalidade e a indivisibilidade dos direitos humanos foram reafirmadas, a UNESCO vem trabalhando na disseminação da informação sobre os instrumentos internacionais para a proteção dos direitos humanos, bem como de procedimentos (legais e outros) que possibilitam sua promoção. A Organização enfoca, particularmente, grupos marginalizados (como mulheres, crianças, deficientes, refugiados, minorias etc.).

Pluralismo cultural é outra força diretriz para a paz e a solidariedade internacionais. A paz não pressupõe de forma alguma homogeneidade. Na verdade, a paz deveria ser baseada no pluralismo e no desenvolvimento sustentável. De acordo com essa abordagem positiva da diversidade cultural, a sociedade civil (ONGs, círculos econômicos, redes de associações e comunidades) deve agir tendo em mente que cada país e cada sociedade devem planejar suas estratégias de acordo com suas características específicas. Uma nova abordagem é necessária para tratar do impacto da globalização, que desrespeita totalmente os pluralismos econômico e cultural, manifestando-se de maneiras drasticamente diferentes sendo o país rico ou pobre. Esse ponto foi colocado pelo Diretor-Geral da UNESCQ, Federico Mayor, e pelo Secretário- Geral da Secretaria da União das Nações Britânicas, Chefe Emeka Anayaoku, na conferência Rumo a um Pluralismo Construtivo, ocorrida em Paris em 28 de janeiro de 1999.

Veja a Programação - 21 DE SETEMBRO

09H00 – Praticando Yoga
Aula aberta de Hatha Yoga

12H00 às 14H30 – Almoço da Paz
Delícias do Alpha Sabor e Magia

14H00 – Magia do Feminino – Vivência de Coaching Feminino

16H00 – Chá Beneficente “Tudo pelas Crianças”
Entrada: Um Brinquedo

19H00 – Meditando e Celebrando a Paz”
Aproveitando as energias astrais, os bons fluidos para promover uma renovação pessoal.
Facilitadora: Fátyma de Moraes, Life & Spiritual Coach
Entrada: Um Kilo de alimento não perecível

LOCAL: ESPPAÇO ALPHA – Rua Machado de Assis, 339 – Bela Vista – Osasco – SP
Tel.: 011-3682-5614 – www.esppacoalpha.com.br

segunda-feira, agosto 24, 2009

Zoom holístico na Semana Holística

A Semana Holística que acontecerá de 12 a 18 de setembro contará com uma diversidade de temas e participantes. É uma excelente oportunidade para quem tem interesse em aprimorar o conhecimento sobre o movimento holístico e conhecer práticas saudáveis que podem fazer diferença na saúde, bem-estar, qualidade de vida e desenvolvimento do potencial criativo do ser humano.

O conceito holístico tem uma amplitude imensa e, ao mesmo tempo, é simples quando compreendemos que na sua essência está à conexão das Partes no Todo e do Todo em cada Parte. A sábia Natureza nos revela isso todos os dias e essa compressão é base para agirmos com respeito a todas as formas de vida. Coloca-nos diante do desafio de assumir o compromisso com a ética em todas as ações que empreendemos porque tudo está interligado.

Nossa atitude não é isolada, vivemos em comunidade e tudo tem conseqüência. A visão holística propõe esse pensamento sustentável com relação ao meio ambiente em todas suas nuances. E isso também implica em respeitar o próximo, suas crenças, costumes, culturas e também nos convida a fazer uma leitura transdisciplinar pelos distintos saberes. E como é valioso esse olhar atento que reúne todos os sentidos e nos alimenta de maneira enriquecedora. Não é nem soma, é multiplicação.

Todos os esforços que estamos realizando para divulgar, promover e executar a Semana Holística reflete o compromisso do Esppaço Alpha com a Lei que foi aprovada e já faz parte do calendário oficial do município, mas, principalmente com sua missão de expandir os benefícios do conceito e prática holística que está no alicerce de sua criação e em todas as ações que o Alpha desenvolve.

No 1º Congresso Holístico iremos reunir vários personagens e cada um irá contribuir com sua experiência para fazer do evento uma rede de troca de informações que irão gerar e disseminar conhecimento. Além disso, o Congresso será regado com arte, cultura e espiritualidade expressas na música, dança e exposição.

O pianista e compositor Maestro Cazzamatta Maestro irá tocar com maestria sua música.
Na dança, apresentações inéditas de dança do ventre e Cigana do Corpo de Baile Alpha. Teremos também a participação do Grupo Arte, Corpo e Movimento que apresentará uma coreografia coordenada por Tatiana Bandeira.

O Centro de Eventos Pedro Bortolosso será o palco do congresso nos dias 12 e 13/09 e durante esse período o público poderá conferir no local a Exposição "Uma Viagem pela Índia" que mostrará a multiplicidade da cultura e espiritualidade indiana com diferentes atrações, dentre elas, apresentação de Hatha Yoga das alunas do Esppaço Alpha.

E tem muito mais zoom holítico sobre a Semana Holística.
Clique aqui e confira toda programação.
REALIZAÇÃO:
Esppaço Alpha - Coordenação: Fátyma de Moraes - Produtora Cultural
Prefeitura do Municipio de Osasco

APOIOS:
Vereador Fumio Miazaki
Jornal Correio Paulista
Programa Alessandra Scatena - Rede Brasil de Televisão - de segunda a sexta ao vivo das 14h30 às 15h30
Canal 59 UHF SP / 45 UHF14 NET ABC
www.rbtv.com.br

sexta-feira, agosto 07, 2009

Cintia e Edinéia, dupla de alunas Alpha falam dos benefícios do Yoga em suas vidas

Conversar com as clientes Alpha que participam das aulas de Hatha Yoga é sempre uma oportunidade ímpar de interagir com uma energia harmônica emanada das pessoas que estão trilhando um caminho de autoconhecimento e equilíbrio. Elas internalizam e expressam efetivamente em suas atitudes a importância de investir em saúde e qualidade de vida.

Essa sensação de evolução foi o que senti quando entrevistei as alunas Cintia Martinho Machado e Edinéia Cristina Pereira. A Cintia desde 2004 e a Edinéia desde 2003 estão no Yoga e declararam que as aulas semanais são atividades prioritárias em suas vidas.

A respiração e todo conjunto de elementos da linguagem corporal das alunas demonstram o quanto o Yoga tem contribuído positivamente nas suas jornadas. Um diálogo rápido antes de iniciar a aula foi suficiente para entender a constância das duas nas aulas de Yoga e o quanto a filosofia está conectada ao cotidiano de ambas.
Cada uma com seu perfil, cada uma no seu ritmo, destacaram os benefícios da prática do Yoga.

Para iniciar, com a palavra Edinéia:
“Em 2003 procurei uma atividade eu me auxiliasse a encontrar equilíbrio. Estava com problemas de saúde na ocasião e o Yoga me ajudou a me colocar de volta ao meu eixo. Minha saúde também melhorou muito. Quase nunca fico gripada. Com a disciplina das aulas fui tornando-me mais tranqüila, persistente, melhorou minha flexibilidade, o equilíbrio emocional e em situações que antes eu explodia, já passei a respirar, volta pro centro e tomar atitudes mais centradas. “

A Cintia complementa:
“A respiração correta contribui para a saúde. Antes eu também tinha muitos conflitos. Aprendi a respirar, me concentrar melhor e resolver os problemas de uma maneira mais saudável, sem explosão. Os mantras são excelentes e encontrei no Yoga um caminho para enxergar o mundo de outro ângulo. As pessoas ainda comentam eu fazer Yoga é chato, isso é porque elas desconhecem o que é Yoga. Não é apenas meditação, são exercícios e toda uma filosofia que te desperta, dá ânimo, amplia o autoconhecimento.”

Edinéia reforça:
“Com o Yoga aprendi a ver o próximo de outra forma. Isso porque você passa a conhecer e valorizar a si mesmo. Hoje sou mais tolerante paciente e meus relacionamentos melhoraram. O Yoga tem uma energia acolhedora e cada aula é preparada com muito carinho e competência pela professora Nadir.”

Cintia acrescenta:
“Eu encontrei no Yoga o que eu vim buscar e admiro muito a professora Nadir, ela respeita o ritmo de cada aluno, te deixa a vontade, explica tudo. Aqui não tem esse negócio de que nível você está, a prática constante é que te conduz a uma evolução prmanente. O Yoga é aprendizado prático. Não é religião, é uma filosofia de vida. Diminui a ansiedade, você se alimenta melhor, consegue controlar os excessos porque fica mais focada no equilíbrio. Equilibrar a dosagem de cada coisa é um processo vital. “

Para concluir, Cintia e Edinéia resumem numa frase o significado do Yoga em suas vidas:
Yoga é equilíbrio e qualidade de vida

Agradeço em nome da equipe Alpha a agradável entrevista. Namastê!
Ivone Neto